A forma de fazer publicidade vem mudando. Há algum tempo, acreditava-se que anúncios imperativos eram suficientes para convencer o cliente a comprar um produto. Hoje, sabemos que as velhas fórmulas precisam ser revistas. O público está cada vez mais exigente; e a concorrência, cada vez maior.

Neste cenário, é preciso criar empatia com a marca. Experiências de consumo positivas, mensagens relevantes e relacionamento transparente aumentam o engajamento, fidelizam clientes e incrementam as vendas.

Foi tudo isso que buscamos desenvolver nesse projeto. O Voe com a Zurich foi uma campanha publicitária destinada aos corretores parceiros da seguradora. Ela visou estimular as vendas de seguros da empresa e o engajamento com a marca.

Todo o trabalho foi desenvolvido junto com o Departamento de Marketing da Zurich Seguros e empresas parceiras.

A ideia

A Zurich lançou o desafio aos seus corretores. Foram estabelecidas metas de vendas ousadas, no período de um ano. Aqueles que conseguissem atingir suas metas embarcariam numa viagem internacional com a empresa, vivendo experiências inesquecíveis em um dos três destinos escolhidos.

A primeira tarefa da comunicação foi incentivar a inscrição dos participantes. Esse trabalho foi realizado por meio de uma campanha de e-mails marketing para aqueles cadastrados.

A segunda tarefa foi estimular a adesão, de fato, à campanha. A seguradora estabeleceu três destinos possíveis para aqueles que batessem as metas: Barcelona, Dubai ou Paris. Os participantes poderiam votar na cidade de sua preferência. Aquela que tivesse mais votos seria a escolhida.

Para viabilizar essa ideia, a Elevado a³ desenvolveu um site com banco de dados, no qual cada participante poderia:

• Votar no seu destino preferido.

• Acompanhar o seu desempenho e os pontos que faltavam para garantir a premiação.

• Ler informações sobre cada cidade e dicas de viagem.

Com essas ações, a campanha ganhou forma, e a viagem passou a ser tangível para os participantes.
A cidade escolhida foi Paris.

Desdobramentos

Foi uma campanha longa, de um ano. Por isso, para manter o participante motivado, foi preciso que a campanha estivesse presente em seu dia a dia. Assim, foram adotadas as seguintes ações de comunicação:

• Envio de e-mails com curiosidades sobre o destino escolhido.

• Envio de e-mails com a parcial de vendas.

• Envio de e-mails sobre os ótimos produtos Zurich, com informações importantes para auxiliar os corretores nas vendas.

• Envio de brindes (mini Torre Eiffel e DVD do filme Meia-noite em Paris).

À medida que o tempo passava e os corretores se aproximavam de suas metas, a motivação também aumentava.

Resultados

Muitos corretores conseguiram atingir suas metas, e o resultado em vendas superou as expectativas do cliente. A viagem para Paris foi um sucesso! A seguradora, em parceria com uma agência de turismo, preparou visitas especiais e experiências únicas para os participantes. Recebemos depoimentos inspirados de vários deles, parabenizando a empresa pela iniciativa e elogiando toda a campanha.

Se Paris é a Cidade Luz, para sempre ficarão marcados, na lembrança de todos os corretores, os momentos iluminados proporcionados pela Zurich Seguros.