No dia 3 de setembro é comemorado o Dia do Biólogo. Essa importante data marca o aniversário de regulamentação da profissão no Brasil. Atualmente, temos cerca de 30 mil profissionais registrados, atuando nas áreas de biotecnologia e produção, meio ambiente, saúde e educação.

O CRBio 04, autarquia federal que regulamenta e fiscaliza a atuação dos biólogos nos estados de Minas Gerais, Tocantins, Goiás e Distrito Federal, todo ano presta uma homenagem a esse valioso profissional.

Objetivos de comunicação

Campanhas estruturadas e eficientes de comunicação requerem um bom planejamento. Elas sempre partem dos objetivos estratégicos de negócio da instituição, que são traduzidos em objetivos de marketing e, posteriormente, em objetivos de comunicação.

Os objetivos primários da campanha foram:

• aproximar os biólogos do Conselho Federal de Biologia (CRBio 04) por meio da valorização desse profissional;

• ressaltar sua importância para a sociedade.

Objetivo secundário:

• retratar as várias áreas de atuação, para contemplar todos os biólogos.

O conceito

A vantagem de escolher uma agência full service é contar com a criação de campanhas integradas, agregando mídias on e off-line para atingir os objetivos propostos. Para o Dia do Biólogo, atuamos nas duas frentes. Neste case, abordaremos o marketing digital.

O conceito da campanha foi construído da seguinte forma: para homenagear o profissional, buscamos descobertas científicas realizadas por profissionais da biologia ao longo dos séculos e transformamos esses feitos em pequenos títulos – acompanhados de belas imagens. Dessa forma, foi possível homenagear, valorizar e retratar as várias áreas da biologia.

Estratégias de comunicação

A principal estratégia de comunicação foi justamente concentrar os esforços de divulgação do conceito no marketing digital, devido às suas características:

• Amplo alcance.

• Capacidade de segmentação.

• Baixo custo.

• Possibilidade de interação.

• Possibilidade de trabalhar com conteúdo (pois trata-se de um Conselho).

• Mensuração dos resultados por meio das métricas.

Este trabalho foi feito da seguinte forma:

• Criação de uma mensagem-conceito direta e impactante.

• Geração de uma série de pílulas a partir do conceito, para manter a campanha quente durante uma semana.

• Aproveitamento do grande número de seguidores na fan page do Facebook do CRBio.

• Geração de conteúdo para outras mídias sociais, como YouTube e Instagram.

• Utilização do WhatsApp como mídia, devido ao seu poder de viralização.

• Utilização de recursos de mídia orgânica e patrocinada.

• Exposições de mídia iniciadas uma semana antes da data, para geração de expectativa.

• Concentração da divulgação no dia 3 de setembro.

Ações de comunicação

Foram criadas três peças-chaves, que também foram utilizadas em mídias off-line. A primeira aborda a área de meio ambiente; a segunda, de biotecnologia; e a terceira, de produção.

No Facebook e Instagram, foi publicada uma série de posts nos dias anteriores à data do aniversário. Com essas pílulas, foi possível fortalecer o conceito, aumentar a expectativa, manter a campanha ativa durante a semana e abordar as várias áreas de atuação.

Veja alguns comentários:

“Biólogos de verdade faz um bem danado para a humanidade, tiro o meu chapéu pra esses. Parabéns!” “Sou feliz por fazer parte desse mundo de pessoas que se preocupam com o futuro do planeta!!! Sou Bióloga!!!” “Me sinto muito honrada em poder fazer parte do grupo.Felicidades a todos os Biólogos!” “Biólogo, mais que uma profissão um estilo de vida” “Muito orgulho da minha área ♥♥♥” “Linda homenagem”

Para divulgação no dia 3 de setembro, no Youtube, Whatsapp, Facebook e Instagram, foi criado um VT (vídeo tape) de 30 segundos com o tema da campanha. Clique e assista:

Todas as peças foram impulsionadas com pequenos valores nas respectivas mídias. Elas foram monitoradas diariamente pela nossa equipe, permitindo a rápida realização de ajustes e melhorias.

KPIs e resultados

KPIs são indicadores de perfomance. Para definir se uma campanha teve sucesso, é preciso definir antes o que se espera como resultado. No caso de uma campanha web, o resultado pode ser mensurado por leads, tráfego, taxa de conversão em vendas (negócios gerados) e vários outros. Para o Dia do Biólogo, foram escolhidos os seguintes KPIs, com resultados além do esperado:

Período da campanha: 1 semana
Verba total investida em mídias pagas: R$ 790

• Número de novos curtidores na fan page do Facebook: 976 pessoas.

• Reações (curtidas) no Facebook: 9.612.

• Compartilhamentos: 4.203.

• Comentários: 217.

• Número de novos curtidores no perfil do Instagram: 523.

• Curtidas no Instagram: 278.

• Comentários no Instagram: 27.

• Vídeo no canal do YouTube: 2.031 visualizações.

Total do engajamento positivo
(curtida+compartilhamentos+comentários)
Ou seja, para cada R$ 1 de verba investida em mídia digital, houveram 26 interações positivas com a campanha.

O resultado final ultrapassou todas as metas previstas nos KPIs, e a campanha do Dia do Biólogo foi um grande sucesso, fortalecendo a imagem do conselho, aproximando os biólogos e homenageando a profissão. Parabéns biólogos, parabéns CRBio!